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Fundamentos do Novo Marketing Digital

Fundamentos do Novo Marketing Digital

O mundo muda constantemente e em velocidade cada vez maior. O Marketing deve acompanhar tais mudanças, não nos princípios, mas na práxis. Há que acompanhar as nuances da História e no mercado sobrevive quem está um passo à frente.

Mudança

O que mais se ouve nos últimos meses é: O covid-19 mudou as coisas. É preciso olhar além dessa frase e perguntar: o que realmente mudou? O momento em que vivemos exige prática, é hora de “arregaçar as mangas”, trabalhar mais e discursar menos. Para não deixar o trem passar e continuar na estação.

Mundo digital: novidade?

É preciso rever falas expressando que o digital foi implantado devido a pandemia do covid-19. Na verdade ele já é uma realidade a muito tempo. Na educação, por exemplo, os sistemas que já tinham plataformas bem elaboras de eficientes, não tiveram dificuldade em implantar o sistema remoto. Ao contrário das marcas nunca olharam para esta realidade e ficaram à deriva.

Uber, Ifood, Netflix, Airbnb, são marcas que já prestavam serviços bem antes da e sem mesmo pensar em pandemia. Isso significa que a adesão ao digital depende de expertise e comportamento arrojado, o corona vírus não pode ser um subterfúgio.

O digital já está presente desde 2000, especialmente no Brasil que está entre os países que mais acessam a web no mundo. Portanto não cabe desculpa, é preciso estar atento e ter coragem de avançar.

Fundamentos

Muitos, diante de momentos difíceis que exigem muito trabalho e estratégia, ficam parados na pergunta: será que vai dar certo? Vai ser possível? É preciso mudar esses questionamentos. É hora de reunir a equipe e dizer: como vamos enfrentar este momento?

2021 chega com inúmeros desafios pós-pandemia, o cenário é nebuloso, porém planejando a partir das metas possíveis e alicerçando em fundamentos sólidos o êxito é promissor.

Construindo a base

Steve Cannon, CEO da Mercedes-Benz, afirmou que: “a experiência é o novo marketing”. Partindo desse princípio é importante conservar e atualizar o que já deu certo, aplicando da melhor forma.

Investir em tecnologia nunca será uma perda, ela exige evolução e propõe o olhar visionário que faz a marca crescer. Outra função é que ela traz o mundo inteiros sempre para mais perto.

Daniela Cachich ressalta: “As estratégias de marketing são retro alimentadas pelos dados”.  A colheita de dados é essencial para direcionar qualquer planejamento. É como seguir pegadas para buscar o melhor caminho. Muitas empresas estão investindo em cientistas de dados para reforçar suas equipes, analistas de business inteligence também estão encontrando muito espaço no mercado.

O professor de marketing Felipe Morais orienta: “Colhe os dados e cruze as informações: Ouça os dados”

Marketing H2H

Para começar um bom trabalho em 2021 é mais que necessário falar e exercitar a humanização. O Marketing H2H (Human to Human) proporciona um conjunto de vivências que aproximam a marca do cliente.

Engajamento

Encontrar o público-alvo faz parte do que é elementar no mundo dos negócios, porém é, arualmente, imprescindível engajar esse público. A partir do esboço das personas chega-se ao padrão dos clientes da marca e consequentemente amplia as possibilidades de atendê-lo.

Comunicar

A comunicação, independente da mídia, deve ser objetiva, clara e que vá direto às necessidades do cliente. Principalmente, tem que ser educada e agradável. É momento de repensar algumas estratégias e se colocar no lugar do interlocutor.

Onde tudo começou

Todo projeto de sucesso começou com a primeira inspiração. Pensar 2021 como um ano de desafios e incertezas é normal. Já falamos dos fundamentos a serem aplicados para o novo marketing digital. Some tudo isso primeira inspiração, onde, quando e quais circunstancias surgiu a marca?

Resgatar a identidade e os princípios da empresa agrega os melhores valores e promove abertura para novas experiências. O próximo ano exigirá a síntese da metáfora da águia e da galinha, vislumbrar os voos mais altos e belos tendo os pés firmes ao chão.

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